O partido que já teve representação politica no Município, poderá ser reestruturado após a expressiva votação de Fábia Richter em solo Camaquense.
A candidata a deputada federal pelo Partido Social Democrático identificado pelo número 55 obteve 11.289 votos no município.
Fábia consagra-se como a nova liderança politica da região. Embora não tenha conseguido eleger-se deputada federal a candidata conquistou nas urnas 36.038 votos, votação suficiente para eleger-se deputada estadual.
A presença feminina no cenário politico local com potencial candidatura ao Poder Executivo tem sido tema de debates na imprensa local e nos bastidores da politica Camaquense.
Ex presidentes de agremiações partidárias, ex secretários municipais, ex vereadores, empresários, agricultores, lideranças de classe, sindicais e comunitárias e até um ex candidato a prefeito poderão engrossar as fileiras da sigla em Camaquã, preparando uma candidatura viável para disputar o pleito municipal de 2024 enaltecendo o papel da mulher na politica, podendo ser o segundo partido politico a lançar uma candidatura feminina em Camaquã, o primeiro foi o PT na década de 1990.