O Ministério da Justiça autorizou a permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Rio Grande do Sul por mais 30 dias. A medida atende a um pedido feito pelo governo gaúcho.
As tropas continuarão prestando apoio no policiamento ostensivo e nas atividades de preservação da ordem pública no Estado, que foi devastado por enchentes em maio. Mais de 300 agentes da Força Nacional estão no RS desde o mês passado.
Segundo a autorização, publicada nesta semana no Diário Oficial da União, o contingente obedecerá ao planejamento definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. A portaria foi assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
Desde o início das inundações, diversas residências e estabelecimentos comerciais foram saqueados no RS. Moradores e voluntários também denunciaram assaltos e ameaças de organizações criminosas em meio aos resgates de vítimas das enchentes.
Na noite de quarta-feira (19), um policial militar e um criminoso morreram em uma troca de tiros durante tentativa de assalto a um carro-forte no aeroporto de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.