Uma mulher de 33 anos morreu, nesta segunda-feira (26), após ficar 10 dias internada na Unidade de Tratamento de Queimaduras (UTQ) da Santa Casa de Misericórdia de Limeira, no interior de SP.
Elisângela Oliveira de Jesus, que é de Rio Claro (SP), sofreu graves queimaduras enquanto fritava um ovo.
O acidente aconteceu no dia 16 de fevereiro. Elisângela colocou uma frigideira com óleo para esquentar no fogão e quebrou um ovo em um copo para ver se o alimento não estava estragado.
O copo tinha água, e ela não percebeu. Ao despejar o ovo com a água na frigideira com óleo, as chamas subiram. O processo ocorreu por conta de uma explosão causada pela reação da água com o óleo quente.
O fogo atingiu parte do rosto dela, a camiseta e o sutiã de amamentação que ela usava. Elisângela tinha uma filha de um ano.
A mulher foi levada para a Santa Casa de Rio Claro e depois transferida para o hospital de Limeira, que é especializado em queimados. Ela passaria por uma cirurgia nesta segunda, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.
O corpo de Elisângela será sepultado no Cemitério de Itirapina, às 17h.
Reação da água com óleo quente: o que acontece?
Como a água e óleo não se misturam, o professor de química Eduardo Sanchez Fazzari explicou ao g1 que a explosão acontece por causa da expansão das moléculas de água, que se tornam vapor ao entrar em contato com a alta temperatura.
Veja como ocorre a reação, segundo o especialista:
Quando você joga algum resíduo de água no óleo, por eles não se misturarem e a água ser mais densa, ela vai para baixo do óleo.
Como a temperatura está muito alta, as gotículas de água vaporizam (calefação) e absorvem muita energia.
As moléculas gasosas se expandem, praticamente ficando 1,7 mil vezes maiores do que no volume líquido.
Quando ocorre essa expansão da água e ela está embaixo do óleo, ela empurra, arremessa todo esse óleo para fora da panela.
O que fazer em caso de queimaduras, segundo o Ministério da Saúde:
colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos;
compressas úmidas e frias também são indicadas;
se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido.
nunca toque a queimadura com as mãos;
nunca fure bolhas;
nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada;
nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado;
nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado;
procure atendimento médico no Pronto-Socorro mais próximo.
Durante a internação da mulher, uma corrente de solidariedade foi criada para ajudar o esposo e a filha de Elisângela.
Como o casal mora de aluguel e tem uma filha pequena, uma campanha nas redes sociais busca arrecadar recursos para ajudar o viúvo. Para ajudar, basta procurar pelo perfil de Régis Cândido.