O avião monomotor que caiu em Jaboticabal, no interior de São Paulo, matando os cinco ocupantes comportava até quatro pessoas. Ainda não é possível afirmar se isso contribuiu para a queda. Segundo dados da Anac, a aeronave era um monomotor RV-10, fabricada em 2012. Ainda de acordo com a agência, o veículo estava regular e não era autorizada para o serviço de Táxi aéreo.
Com o impacto da queda, o monomotor pegou fogo e explodiu. Segundo os bombeiros, todas as vítimas morreram no local.
O empresário e piloto Delcides Menezes Tiago, de 65 anos, foi uma das vítimas confirmadas do acidente aéreo.
Delcides pilotava a aeronave que levava mais três adultos e uma criança, segundo a filha do empresário, Tiele Tiago, confirmou. Ela diz que o pai costumava passear com a aeronave pela região e teria saído de Montes Claros em direção a Fernandópolis para um passeio.
“Ele tinha hábito de passear de avião. A distância era coisa de 30 minutos daqui a Fernandópolis. Ele tem o brevê há um tempo, mas não tem muito tempo. Ainda estou tentando processar tudo. A polícia nos avisou”, contou a filha de Delcides.
Delcides era conhecido em Monte Alto e em Araraquara, São Paulo, como Thiago da Ótica, por ser dono de duas lojas famosas nas cidades.
Com mais de 40 anos de história, o empreendimento recebeu uma homenagem da Associação Comercial e Industrial de Monte Alto em 2021. O órgão, que Thiago presidiu por quatro mandatos bianuais a partir de 1995, decretou luto e prestou solidariedade à família da vítima.
Na legenda da publicação, a Associação relembra a passagem de Thiago pela presidência da instituição:
“Em nome desta instituição de fomento ao Comércio e Indústria da Cidade do Sonho, terra que o querido ‘Thiago da Ótica’ adotou para empreender e gerar tantos empregos, nossa solidariedade à família neste momento. Do presidente 1995-1998 / 2001/2004, guardaremos saudades e a gratidão por todo empenho para a consolidação de uma instituição que hoje é um dos pilares do desenvolvimento de Monte Alto, em muito graças ao seu trabalho.”
Em 1998, Delcides Tiago concorreu ao cargo de deputado estadual pelo PRONA em São Paulo e foi eleito como suplente. Ele tentou se eleger outras duas vezes. Nessas ocasiões, as tentativas de ascender à prefeitura de Monte Alto em 2000 e 2004 não se concretizaram. No seu último pleito, ele disputou o cargo de Prefeito pelo PFL, mas perdeu para Gilberto Morgado, do PT.