A Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com a RAM – Rede de Atenção à Mulher de Camaquã promoveu uma caminhada de conscientização do Agosto Lilás. A iniciativa faz parte da programação voltada para o mês e visa combater à violência contra as mulheres e conscientizar sobre os meios de acolhimento e denúncia que existem no município.
Além das servidoras e servidores da SEMTDS, também estavam presentes na mobilização as mulheres do grupo de maturidade ativa do Sesc Camaquã, dos Cras Getúlio Vargas, Cônego Walter e Bom Sucesso, da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Camaquã, do Creas, da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar e da Divisão de Trânsito. Diversas crianças e homens participaram da caminhada para fortalecer o objetivo da causa.
O secretário Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social, Diego Garcia, esteve presente em toda a caminhada que iniciou na Praça Zeca Netto e seguiu pela Rua Olavo Moraes até a Praça Donário Lopes. Durante o percurso, os participantes carregavam balões, apitos e cartazes com os dizeres “Não se cale, denuncie”.
Após a caminhada, o grupo se reuniu na Esquina Democrática na Praça Donário Lopes para realizar uma ação educativa sobre o mês Agosto Lilás.
A campanha deste ano contou com a participação de servidoras municipais da Prefeitura de Camaquã que serviram de modelos para as fotos que estampam os cartazes incentivando às mulheres a denunciarem qualquer tipo de violência.
É importante ressaltar que qualquer denúncia pode ser feita pelo número 180. Denuncie e diga não à violência contra às mulheres.