Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Jornal da Cidade

    Brasil

Ministro de Lula cobra 10 mil reais por almoço de seu aniversário

Convidados de Luiz Marinho tinham que fazer uma doação de R$ 10 mil ao PT

Publicada em 22/05/2023 as 08:43h por Redação O Sul
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação)

Convidados para a festa de aniversário do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ocorrido nesse sábado (20), tiveram de fazer uma doação de R$ 10 mil ao Partido dos Trabalhadores. O valor será destinado ao Diretório Municipal de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O almoço é organizado pelo deputado estadual Luiz Fernando (PT), cotado para concorrer à prefeitura do município, em 2024.

No convite, é claro o pedido para que as transferências, que podem ser via Pix, sejam feitas diretamente na conta do diretório e por meio apenas de contas de pessoas físicas – condição para que a transação ocorra dentro da legalidade. Contribuições a partidos podem ser feitas a qualquer tempo desde que informadas corretamente na prestação de contas da legenda.

Empresários

Questionada, a assessoria de imprensa do ministro não comentou o motivo do pedido do dinheiro e disse que o almoço é organizado pelo deputado Luiz Fernando. O convite, no entanto, traz a mensagem “Luiz Marinho convida”. Já o parlamentar afirmou ao Estadão que organiza um “almoço com empresários” com a finalidade de “levantar recursos para o Diretório Municipal do PT de São Bernardo do Campo”.

Marinho e Fernando têm base eleitoral em São Bernardo do Campo. O ministro foi prefeito do município – berço político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – entre 2009 e 2016. O parlamentar, por sua vez, pode ser indiretamente beneficiado pelas doações, caso oficialize sua candidatura no ano que vem. Ele é irmão de outro ministro: Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).

Apesar de o reduto eleitoral de ambos ser a cidade do ABC paulista, a festa ocorreu em um prédio na Rua João Cachoeira, no Itaim-Bibi, zona sul da capital. Segundo o próprio deputado, entre os convidados estão empresários. Marinho completou 64 anos.

Trajetória

Durante os dois governos Lula, Marinho foi ministro do Trabalho, entre 2005 e 2007, e da Previdência Social, de 2007 a 2008. O petista também foi prefeito de São Bernardo do Campo por dois mandatos, de 2009 a 2016. Em 2018, foi a vez de concorrer ao governo de São Paulo, disputa na qual acabou em quarto lugar. Dois anos depois, tentou voltar à prefeitura, mas não chegou a passar do primeiro turno, sendo derrotado por Orlando Morando (PSDB), que se reelegeu para o cargo em 2020.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3757206 | Usuários Online: 26

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados