Valdivia teve a carreira marcada por polêmicas e lesões. Pelo estilo de jogo provocador e justamente por ser um personagem cada vez mais raro no futebol, o ex-jogador ganhou fama e fãs, principalmente na passagem pelo Palmeiras.
Desde que deixou o futebol, Valdivia tem trabalhado como comentarista esportivo e afirmou sonhar em ser técnico. Em meio a tudo isso, o ex-jogador acabou se separando da esposa e engatando romance com uma deputada chilena.
No fim do último ano, pouco tempo após anunciar a aposentadoria, Valdivia acabou se separando de Daniela Aránguiz após mais de 17 anos de relação e dois filhos. O rompimento, no entanto, desencadeou uma troca de acusações entre o ex-casal, segundo a imprensa chilena.
Em publicação feita nas redes sociais em março deste ano, Valvidia acusou a ex-mulher de ter invadido o hotel em que estava hospedado, além de se defender de ofensas públicas de Daniela. O ex-jogador deixou a casa onde morava com a esposa e os filhos após o fim do casamento.
Na última semana, por meio de uma rede social, Daniela fez uma reflexão sobre o fim do relacionamento com o jogador. Após a internação, porém, a ex-esposa de Valdivia postou uma mensagem de apoio e se colocando à disposição para ajudar.
– Ainda que não estejamos juntos como casal, quero que saiba que sempre vou estar aqui para você. Crescemos juntos e vou te amar pelo resto da minha vida, de maneira distinta, mas é amor – escreveu.
A imprensa chilena especula o possível romance entre Valdivia e a deputada Maite Orsini, advogada de sucesso no país. O relacionamento deles ficou marcado por um possível tráfico de influência da política ao tentar ajudar o ex-jogador, que acabou sendo preso no início deste ano por não portar documentos durante uma abordagem policial.
A deputada Maite Orsini foi acusada de ter ligado para um general buscando a liberação do ex-jogador, que afirmou ter sido vítima de agressão da polícia local. O episódio teve grande repercussão na imprensa chilena.
Em entrevista à TVN Chile, Valdivia negou que tenha pedido para a deputada entrar em contato com a polícia para ajudá-lo. Segundo ele, a intenção foi denunciar a forma como teria sido tratado na abordagem que resultou na prisão.
Antes mesmo de deixar o futebol oficialmente, Valdivia iniciou a carreira de comentarista em um canal de esportes chileno. O ex-jogador também passou a trabalhar em uma rádio.
Mesmo com a carreira na televisão, Valdivia também revelou planos de ser treinador.
– Gosto das duas coisas, tive a sorte de estar trabalhando na televisão muito recentemente e me senti bastante confortável. É também algo que pretendo levar muito a sério, profundamente. Estou pronto para voltar a trabalhar na televisão, mas não pretendo deixar de lado os estudos que venho fazendo para ser treinador. Mas ser treinador é mais a longo prazo – disse o chileno.
Valdivia teve duas passagens pelo Palmeiras. Na primeira, de 2006 a 2008, foi campeão paulista e marcou 24 vezes em 93 jogos. Na segunda, de 2010 a 2015, foi bicampeão da Copa do Brasil e fez 17 gols em 147 partidas.