Advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cristiano Zanin foi ameaçado, nesta quarta-feira (11), em um banheiro do Aeroporto de Brasília.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra que um homem começou a filmar Zanin e a chamá-lo de “bandido” e “corrupto”. O agressor, que usou outros termos ofensivos, perguntou também o motivo de o advogado não estar no avião do presidente.
Em seguida, o homem passou a ameaçar a vítima: “Vontade de meter uma mão na orelha em um cara desses”.
Além disso, o homem disse que o advogado “tinha que tomar um pau de todo mundo [sic]”.
Em nota, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disse que considera inaceitáveis agressões físicas ou verbais contra quaisquer profissionais em decorrência de sua atuação profissional, “como vem ocorrendo frequente e sistematicamente no País”.
“A advocacia deve ser respeitada ao exercer suas obrigações constitucionais, não importa quem sejam seus representados”, diz o texto.
Além disso, a instituição manifestou solidariedade a Zanin, que foi “covardemente agredido e ameaçado”. A Inframerica, concessionária do Aeroporto de Brasília, disse que “repudia qualquer ato de violência, seja física ou verbal”, mas que não foi procurada oficialmente pelas autoridades.