Prefeito decide quais as escolas que serão fechadas em Camaquã
Ivo Ferreira anunciou nesta quinta-feira (27) o que classifica como decisão embasada na lei de responsabilidade fiscal e de cunho exclusivamente deliberativo do Poder Executivo. Não bastou a mobilzação das comunidades estudantis, centrais sindicais e vereadores de oposição para o prefeito manter sua decisão de fechar três escolas do interior promovendo o agrupamento destes estabelecimentos de ensino em duas unidades. De acordo com declarações do chefe do executivo a Escola Municipal João Beckel localizada na Querência, permanecerá aberta e receberá alunos das escolas Rui Barbosa e Sílvio Luiz.
Na região do Bonito, no quarto distrito será mantida a escola Escola Municipal Otto Laufer que passará a atender também os alunos da escola Vicente Garcia. O prefeito disse que "foi feita uma análise ampla dos detalhes de cada um dos educandários, para que fossem definidas as escolas que receberão a ampliação de alunos".
Com relação aos prédios que deixarão de abrigar as escolas fechadas, o prefeito disse que "será aberto um diálogo com as comunidades para se decidir a melhor forma para serem utilizados". Ele disse que há a possibilidade de instalações de unidades de atendimento em saúde, utilização para cursos de qualificação, dentre outras utilizações. Com a decisão as escolas Silvio Luiz da Vila Aurora, Rui Barbosa da Chacara Velha e Vicente Garcia do Bonito cessam suas atividades. Nas redes sociais pais de alunos e membros de CPM ameaçam ingressar na justiça com pedido de liminar com tutela antecipada buscando reverter a decisão.